segunda-feira, 2 de agosto de 2010

sobre amor e literatura



Estou lendo um livro que traz todas as entrevistas que a Clarice Lispector fez quando trabalhava como jornalista, a partir de 1940. Ele é dividido em 5 grupos de entrevistas: com pessoas ligadas à área da literatura, da música, das artes cênicas, das artes plásticas e do esporte e ao todo são 42 entrevistas. Ela entrevistou grandes nomes como Lygia Fagundes Telles, Jorge Amado, Érico Veríssimo, Ferreira Gullar, Chico Buarque, Tom Jobim, Elis Regina, Paulo Autran, Jardel Filho, Oscar Niemeyer, Djanira, Zagallo, João Saldanha e por aí vai ...
É impressionante como são as entrevistas, pois são muito diferentes dessas que vemos hoje. São mais como diálogos, bem descontraídos, com várias perguntas subjetivas e inclusive perguntas do próprio entrevistado a Clarice. Enfim, estou simplesmente amando o livro, as entrevistas são geniais!!
Mas o que me chamou atenção foi que Clarice em cada entrevista sempre fazia essas 3 perguntas:
-Qual a coisa mais importante do mundo?
-Qual a coisa mais importante para uma pessoa como indivíduo?
-O que é o amor?
Ela, com seu jeito delicado e em sua eterna busca por um "ser" e pelo entendimento do mundo e das pessoas, perguntava isso com toda a naturalidade e a curiosidade que alguém pode ter.
Na entrevista com Nelson Rodrigues(um dos meus escritores favoritos, depois da Clarice), ele deu uma resposta para essa terceira pergunta que me deixou realmente impressionada, pois nunca pensei que logo ele, o anjo erótico, daria uma resposta desse tipo e eu, particularmente, discordo dessa definição de amor. Ele disse o seguinte:
"Eu sou um romântico num sentido quase caricatural. Acho que todo amor é eterno e, se acaba, não era amor. Para mim, o amor continua além da vida e além da morte. Digo isso e sinto que se insinua nas minhas palavras um ridículo irresistível, mas vivo a confessar que o ridículo é uma das minhas dimensões mais válidas." E depois continua:
"..O sexo sem amor é uma cristalina indignidade. Sempre que o homem ou a mulher deseja sem amor se torna abjeto. Uma mulher não tem o direito de se despir sem amor. Mesmo o biquíni, mesmo o decote, e repito, nenhuma forma de impudor é lícita se a criatura não ama. Se a criatura não ama, não pode usar biquíni, ousar certos decotes ou qualquer outra forma de impudor."
Sim, inacreditável que Nelson Rodrigues pense dessa forma! Achei bem engraçado, até..
Mas enfim, estou aqui para dizer que não vejo o amor dessa forma, não encaro como sendo eterno e nem por uma só pessoa. Concordo mais com a definição e com o pensamento de Vinícius de Moraes. Ele disse:
"..Que eu amo o amor é verdade. Mas por esse amor eu compreendo a soma de todos os amores, ou seja, o amor de homem para mulher, de mulher para homem, o amor de mulher por mulher, o amor de homem para homem e o amor de ser humano pela comunidade de seus semelhantes." "...o amor que constrói para a eternidade é o amor paixão, o mais precário, o mais perigoso, certamente o mais doloroso. Esse amor é o único que tem a dimensão do infinito....esse amor paixão pela sua própria intensidade não tem condições de sobreviver." Em uma outra pergunta sobre o que mais desejaria alcançar, ele disse: "..desejaria alcançar uma tal capacidade de amar que me pudesse fazer útil aos meus semelhantes."
Completando minha visão, Jorge Amado respondeu:
"É a própria vida, é o melhor da vida, tudo..."
Eu vejo o amor como o melhor sentimento do mundo. E pra mim tudo que fazemos necessita de amor. Eu não entendo o amor só como o sentimento amoroso entre pessoas, mas tudo! Em tudo o que eu faço, em tudo que eu falo, o ato da comunicação, tudo envolve amor. Nesse exato momento eu estou amando.
Todo tipo de relação envolve amor: relação amorosa, amizade, entre conhecidos, familiar, com a natureza, com a sociedade, consigo mesmo, com seus pertences, com suas vontades, sonhos e ambições. Tudo, tudo é amor!
É impossível dizer que não se ama, pois viver já é amar.
Talvez eu esteja sendo muito romântica, mas eu realmente acredito nisso.
E é por isso que eu vou finalizar essa publicação com uma das frases mais conhecidas e mais verdadeiras do mundo(e que eu futuramente pretendo tatuar no meu corpo):
"All you need is love." - John Lennon

Nenhum comentário:

Postar um comentário